Autodefesa: porcas espanam e modelos da Ford ficam com as rodas presas

in Notícias
Bruno atendeu mais de dez casos na sua oficina e até seu Fiesta teve e problemaQuatro Rodas

Trocar pneu é uma tarefa simples. Basta soltar os parafusos, mudar a roda e prender de novo. Menos para alguns proprietários de modelos da Ford, como Ka, Fiesta, Focus e EcoSport: eles estão reclamando a facilidade com que espanam as porcas que encaixam nos prisioneiros, os parafusos presos no cubo de roda.

A situação é ainda mais crítica para o mecânico Bruno Cândido, de Mogi da Cruzes (SP). Ele sofre tanto na profissão quanto pessoalmente, já que é dono de um Fiesta 2016 e um EcoSport 2016.

“Nos dois modelos, as porcas têm uma capa de alumínio que espanou quando eu tentei retirar os pneus. E na minha oficina já atendi mais de dez New Fiesta e uns cinco EcoSport com o mesmo problema.” Com o tempo, ele descobriu a solução: “Hoje oriento os clientes a usar uma chave de roda 1mm menor que a ferramenta original, porque a capa se desgasta”.

Para resolver a questão, alguns encontraram outra saída: trocar as porcas originais. “O problema ocorre porque as porcas que prendem as rodas são de 18 mm e a Ford colocou essas capas por cima com acabamento de alumínio. Dessa forma, as peças aumentam para 19 mm.

Como as capas são feitas de um material mais frágil, acabam se desgastando facilmente, sobretudo nas oficinas, que usam parafusadeiras pneumáticas”, diz o analista Rodrigo Foltran, de Jandira (SP). “Tenho um canal no YouTube destinado ao New Fiesta e já recebi diversos relatos desse tipo e também de EcoSport e Focus”, diz o dono de um  New Fiesta SE 2014.

O gestor de contas Ailton Carlos Ramos dos Santos, de Belo Horizonte (MG), descobriu o problema ao levar seu Ka 2015 para o balanceamento de pneus. “A oficina não conseguiu retirar três porcas e teve de fazer uma adaptação na chave de roda para soltar as peças.

Por fim, o mecânico me mostrou que eu teria que comprar outras porcas porque aquelas estavam danificadas. Até a chave de roda não poderia ser mais usada.”

Consultada, a Ford não se pronunciou oficialmente sobre o caso até o fechamento desta edição.

O povo reclama

“A chave de roda não consegue soltar os parafusos. E descobri que autorizadas Ford têm outro tipo de porca para vender, ou seja, a fábrica sabe que o material é fraco, pois tem tendência a se deformar.” – Roberto Alves da Silva, Ibiúna (SP), proprietário de um Fiesta 2015

“Ao soltar os parafusos, descobri que a chave de roda não encaixava corretamente. Mais tarde percebi que a porca não é uma peça única: ela possui uma capa, que estava deformada.” – Rodrigo de Souza, engenheiro, Paracambi (RJ), dono de um Fiesta Sedan 2014



Fonte: Revista 4 Rodas

    Cart